Aqui vamos falar um pouco sobre a criação de um plano de Marketing usando as permutas para economizar dinheiro, sem utilizar seu fluxo de caixa.
Definição de Plano de Marketing
Um Plano de Marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir determinado objetivo de marketing (simples ou múltiplo).
Pode ser um planejamento para seu Produto, para seu Serviço ou para a sua Marca (Ampliação, Reconhecimento, Fixação, etc.). Normalmente é feito por alguns anos, entre 1 e 5 anos, devendo se basear numa sólida estratégia de Marketing, sendo de pouca utilidade se não for cumprido.
Várias são as possibilidades de estrutura, mas na maioria dos casos é composto das seguintes partes:
- Sumário e resumo Executivo;
- Atual situação do Marketing para o produto, serviço e/ou marca;
- Análise de oportunidade e questões;
- Objetivos;
- Programas de ação; (mais importante na minha opnião);
- Demonstrativo de resultados projetados;
- Implementação;
- Controles e Realimentação.
Explicando o Plano de Marketing:
Agora que você já sabe o que é, precisa entender que o Plano de Marketing deve ser um complemento do Plano de Negócios da Empresa, onde você já identificou as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à sua empresa.
Em outras palavras, o Plano de Marketing torna a sua empresa menos vulnerável às crises, pois podem ser previstas com antecedência.
Duas são as etapas do Planejamento do Marketing: 1) Análise de Mercado e; 2) Plano de Marketing.
Normalmente a Análise do Mercado já foi realizada no seu Plano de Negócios e tem como objetivo principal sistematizar toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objetivos.
Para que dê certo, é necessário um conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos e serviços, da concorrência e possibilidades de evolução. Depois disso, é necessária a identificação das oportunidades e o desenvolvimento dos objetivos.

Podemos identificar 2 fases distintas na construção e desenvolvimento do Plano de Marketing: 1) Formulação estratégica de marketing, onde construiremos a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameças e; 2) Desenvolvimento do plano, que trata da parte operacional, definindo o plano de marketing propriamente dito e sua relação com a publicidade e comunicação.
Aqui neste Link, o Sebrae desenvolveu um ótimo material que está em PDF todo explicado para a criação do seu plano de marketing.
Como a BR Permutas pode lhe ajudar?
A criação do Plano de Marketing é bem complexa e complicada, portanto indicamos o link acima, que é um dos melhores materiais gratuitos para a criação do seu plano de Marketing.
Aqui vamos lhe explicar com a BR Permutas pode lhe ajudar na implementação.
Estratégia de Marketing
A Estratégia e Marketing lhe permite definir como a sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seu relacionamento com o mercado. Consiste no conjunto de decisões necessárias para determinar qual o COMPOSTO DE MARKETING, isto é, os 5 principais elementos de marketing: Produto; Preço; Praça, Promoção e Pessoas.
Da Promoção:
Vamos pular os demais itens, pois a nossa principal ajuda será neste ponto aqui. A Promoção tem a função de estimular a demanda, relacionando serviços às necessidades e desejos dos seus clientes.
A informação precisa ser repassada aos seus clientes através dos canais de comunicação corretos. A chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.
Três são os objetivos da Promoção:
- Informar aos potenciais clientes sobre a existência dos produtos e serviços, bem como suas vantagens;
- Informar aos potenciais clientes onde e como obter esses serviços;
- Lembrar aos clientes sobre a existência dos produtos e serviços oferecidos.
Sem uma comunicação efetiva, os serviços oferecidos não alcançarão o público-alvo e os 3 objetivos acima dificilmente serão cumpridos. É importante entender e aplicar as diversas formas de comunicação de Marketing na criação da consciência da marca para estabelecer uma identidade positiva para sua marca, transformando seus produtos e serviços em “objetos” de desejo.
Propaganda:
Concluindo. A Propaganda é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa, mantendo o cliente informado, através de inúmeras vertentes da mídia, sobre seus produtos ou serviços.
Assim, o empresário precisa escolher o que melhor convém para o seu negócio. Pode ser um anúncio no rádio, na Tv, no Jornal, Internet, OUTDOOR, ou até mesmo em todos eles.
Uma boa imagem vai influenciar as intenções de compra, bem como encorajar novos consumidores a experimentarem seus produtos ou serviços.
Regras para um anúncio Criativo e Eficaz:
- Procure uma agência de propaganda ou profissional do ramo; aqui a BR Permutas pode te ajudar muito, pois temos vários profissionais na área que lhe atenderão em Permuta;
- Conheça bem a sua empresa, o seu posicionamento, objetivos e metas dos produtos e serviços que vai ofertar ao mercado;
- É mais importante seu anúncio ser eficiente, ao invés de bonito. Se for possível conciliar ambos, melhor.
- Analise os anúncios de seus concorrentes para conhecer suas estratégias;
- Não economize no material, pois pode ser um desastre. A proposta do seu anúncio pode perder muito sem a qualidade e não ter o retorno desejado. Aqui vale a máxima: “O barato pode sair caro”.
- Seu anúncio deve ser dirigido ao público certo;
- A mensagem deve ser clara e eficiente;
- O anúncio deve valorizar e destacar os benefícios do produto/serviço;
- O produto e a marca devem estar em destaque e o título atrativo;
- Lembre de incluir telefone, endereço e site no anúncio;
- Inclua foto e ilustrações do seus produtos, quando possível.